sexta-feira, 11 de julho de 2008

Despedidas

Quem gosta de futebol deve saber que o mês de julho é a época das maiores transações internacionais, devido ao esquema dos campeonatos da Europa, que iniciam por volta de agosto. Diferente do Brasil, em que os clubes investem mais nas contratações do começo do ano. Assim foi o Palmeiras. Fez parceria com a Fiat e já saiu contratando jogadores bons e famosos. Em janeiro chegaram ao Palestra nomes como Denílson, Kléber, Alex Mineiro, Lenny, Diego Souza e Léo Lima. Também chegou o zagueiro Henrique, que fez uma ótima série B pelo Coxa. Esses, mais Valdívia, Marcos, Élder Granja, Leandro, Pierre, Gustavo, além do técnico Luxemburgo, foram os responsáveis pelo título do campeonato paulista.
E um time desses deixa qualquer torcedor empolgado com o que há pela frente. Mas não foi isso que aconteceu. Quando o campeonato brasileiro começou, o Palmeiras não veio embalado. Fez alguns jogos bons, mas hoje, já passadas dez rodadas, marcou 18 dos 30 pontos jogados e está na quinta posição. O líder, Flamengo, já tem 23.

Mas isso é o de menos. Assim como no paulista, eu tinha certeza que o Palmeiras conseguiria o título, afinal, o time era bom. Era, até as contratações estrangeiras começarem. Há poucas semanas perdemos o Henrique. Ele foi contratado pelo Barcelona, que já estava querendo até emprestá-lo para outro clube. Bastou para que eu ficasse indignada. Então os caras vêm, compram quem segurava as bolas na zaga e ele sequer está nos planos do treinador?! Minha mãe - a única pessoa aqui em casa que torce mas não pensa com o coração - disse que ele tem mais é que ir jogar na Europa, para ganhar dinheiro e ter status. Claro que ela está certa, mas o cara ficou só seis meses no Palmeiras! É muito pouco tempo. E além disso, foi para o detestável Barcelona!!!
E diante dessa situação, o Palmeiras veio pegar o zagueiro do Coxa, o Jéci. Me corta o coração ver o Coxa perdendo jogadores, mas que seja para o Palmeiras então, que precisa de um bom zagueiro. Porém, há boatos de que a zaga que o Luxemburgo pretende deixar como titular é Gustavo e Gladstone e eu ainda não senti confiança nesse cara. Vai ser difícil uma zaga melhor que Gustavo e Henrique, mas Gustavo e Jéci era aceitável. Gustavo e Gladstone no way.

Outro jogador que vai embora é meu amado Diego Cavallieri. Mas estou feliz, porque diferente do Henrique, que foi para um dos times que mais odeio no mundo, o Diego foi para o Liverpool. Óbvio que se o Marcos se aposentar, ficaremos sem goleiro decente, porque não acho que o Bruno já esteja totalmente preparado para assumir esse posto. Diego no Palmeiras era a garantia de um bom goleiro pelos próximos sei lá, dez anos! hahahaha Até lá o Bruno entrava no ponto :P Mas também sempre achei sacanagem o cara ficar na reserva. Reserva do São Marcos ou do Ceni, não interessa. É sempre reserva. Ele vai para o Liverpool, onde o Reina reina absoluto (desculpem pelo trocadilho), mas creio que logo ele consegue ser titular. É só questão de tempo e ele tem consciência disso. Eu lamento que o perdemos, mas será uma satisfação enorme vê-lo jogar pelo Liverpool.

E acredito que os desfalques parem por aí. Vamos sofrer sem o Henrique e eu vou reclamar a cada erro dos zagueiros atuais, mas assim é o mundo do futebol. 

Nenhum comentário: