terça-feira, 2 de março de 2010

fugindo à objetividade

Todo mundo deve saber que ano passado a Ferrari chutou o Kimi de lá, como não se faz nem com um cão sarnento. O piloto responsável por trazer à equipe o título de pilotos que não era conquistado desde 2004, com Schumacher levando surra do Alonso nos dois anos seguintes, foi dispensado como se nunca tivesse feito algo de importante.
É fato que o Kimi muitas vezes é incompreendido e que em um mundo como a Fórmula Um não basta ser um bom piloto, precisa gostar de aparecer, coisa que o finlandês nunca gostou. Ele também não tinha motivação quando sabia que o carro era ruim e não podia lutar por muitas vitórias(e me digam quem não fica desmotivado?!), nem ficava fantasiando que eles tinham um carro competitivo.
Aí a Ferrari contratou o Alonso e como não podia demitir o Massa, porque ele é puxa-saco e seu empresário tem muita influência na equipe (e ele ainda tinha sofrido o acidente na Hungria), resolveram demitir Kimi Räikkönen, que não está nem aí para a imprensa e não faz média com ninguém.
Nunca achei que o Massa fosse melhor que o Kimi e continuo achando isso. E não é porque sou fã dele. Também não gosto do Alonso mas admito que ele é um grande piloto. Só não fico falando isso aos quatro ventos!
Pois bem, passado o furor dessa notícia, começou a sair na mídia um forte boato de que Kimi teria contrato com a Mercedes, que retornava à F1 como equipe após décadas desde sua retirada. E esse boato resistiu até serem anunciados Nico Rosberg e Michael Schumacher como pilotos da equipe alemã.
Entre outros leves boatos relacionando Kimi a algumas equipes, ele disse que não assinaria contrato com quem não fosse capaz de brigar por vitórias e com isso rumou para seu sonho de correr no Ralli.
O baque foi sofrido pelos fãs do Ice Man. Após tantos anos torcendo por ele, a sensação que tivemos foi de estranheza. E consequentemente desanimamos.
E eu cortei relações com a Fórmula Um, porque desde 2003 eu não sei o que é torcer tanto para outro piloto além do Kimi. Se ao menos o Nelsinho estivesse lá, mas nem isso. Não gosto do Massa, nem do Rubinho. Tenho Schumacher na minha lista negra e me nego a torcer por alguém que "roubou" o lugar do Kimi, além de desejar que a Ferrari não ganhe nada este ano!
O que sobra é o Jenson Button, na McLaren, Bruno Senna, na ex-Campos e Nico Rosberg, na Mercedes. Mas nenhum me fez ter vontade de assistir às corridas.
E eu segui nessa mágoa até ontem, procurando não me envolver com a categoria, mas prestando atenção quando o assunto era Bruno Senna.
Mas como minha vida é feita de ironias, me chamaram para ajudar em um caderno especial de Fórmula Um. E eu nem pensei para dizer sim. E imediatamente me arrependi por ter deixado de lado muita informação que seria útil nesse momento. Mas nada que uma busca no Google não resolva, já que muitas coisas mudaram, mas a base é a mesma.
E hoje, quando comecei a pesquisar os assuntos das pautas, vi que eu nunca vou me livrar da Fórmula Um, porque eu GOSTO disso.
Acho que o momento de luto foi importante, mas passou. Não comecei a acompanhar pelo Kimi, não posso deixar de acompanhar por ele.
Óbvio que nunca mais vou sentir aquele frio na barriga antes da largada, nem ficar me preocupando se alguém bateu nele, ou passar uma corrida toda sofrendo, porque ele não tem um carro para vencer, ou então porque está vencendo, mas nada é certo até a hora da bandeirada e o Kimi é azarado pra caramba! Também não vou mais ter que me revoltar com o Galvão por ele sempre desmerecer o Kimi, nem vou ter que evitar xingar os massistas. Enfim, vou apenas desfrutar das corridas. Torcer contra quem não gosto sem medo de que a zica venha para o Kimi, e me sentir um pouco menos parcial quando for falar de algum piloto.
Dos motivos que me levaram a escolher o curso de Jornalismo, 50% foi a Fórmula Um e eu cheguei na faculdade dizendo que queria ser uma colunista. Pois bem, my dream is coming true. Ainda não dou minhas opiniões sobre o assunto, mas já dizem por aí que entendo do negócio e isso me deixa muito feliz, embora meu sonho tenha se perdido nesses quatro anos de algumas alegrias e muitas decepções com a profissão. Mas escrever está no meu sangue, ainda mais sobre esportes, e é isso que importa.
E como dizem por aí, "be careful with you wish because you just might get it".

Um comentário:

Unknown disse...

Own! Parabéns, Fran! Quem tem paixão pelo que faz, alcança seus objetivos! Seja você, seja o Kimi sendo campeão (e eu lembro, por sua culpa, de como aquele ano foi emocionante para a Fórmula 1)!