Quem me conhece sabe que sou viciada em todo tipo de ferramenta de comunicação na internet. Blog, orkut, facebook, myspace, fotolog, twitter. Lá em Phoenix, toda vez que eu estava na casa dos meninos usando o laptop deles, o Gabriel perguntava se eu já tinha feito meu tour por todas essas coisas! hahahaha
O mais recente é o twitter, que nos últimos tempos tem atraído todo tipo de pessoa, inclusive celebridades e personalidades do mundo todo.
Pra quem tem alguns ídolos, como eu, essa iniciativa deles é ótima, porque dá a impressão de que você está mais perto deles e que um dia quem sabe eles vão responder a algum de seus tweets! :)
Mas outra das vantagens é que toda essa especulação que a mídia gera em torno deles acaba rapidinho.
O maior exemplo disso é Nelsinho Piquet. O piloto da Renault entrou no twitter há algum tempo e desde então dedica algumas horas do seu dia a interagir com seu público na rede. E ele não só conversa com o pessoal como também lança promoções que atraem ainda mais fãs.
Para quem está ligado na F1, não é novidade que ele está balançando na Renault desde o ano passado. Para aqueles que não têm ideia do que acontece, eu explico rapidamente:
Ele foi piloto de testes na Renault em 2007 e no ano passado assumiu o posto de segundo piloto, ao lado de Fernando Alonso. Como o espanhol é unanimidade na equipe, o Nelsinho teve que se contentar com uma situação parecida e até pior que a situação enfrentada pelo Rubinho na época de escudeiro do Schumacher.
Mas acredito que para ele foi bem pior, porque a Renault não tem capacidade nem de fazer um carro decente pro Alonso, quem dirá para o Nelsinho!
E desde então o resultado mais expressivo que o brasileiro conseguiu foi um segundo lugar no GP da Alemanha do ano passado, tendo sido beneficiado por ter feito seu pit-stop uma volta ou duas antes de entrar um safety car na pista e todo mundo ir pro reabastecimento e troca de pneus.
Em 2009 ele ainda não marcou nenhum ponto e teve alguns abandonos. Seu melhor momento foi exatamente no GP da Alemanha, quando ele conseguiu largar em décimo lugar, duas posições à frente de seu companheiro, Fernando Alonso. Na corrida ele não foi muito bem e terminou em 12o, enquanto o Alonso terminou em sétimo. Levando em conta que o espanhol tinha um carro BEM melhor que o carro do brasileiro, essa atuação do Nelsinho é justificável.
Porém, logo após o fim do GP e até mesmo antes dele, rumores davam como certa a demissão de Nelsinho antes do GP da Hungria, que será daqui uma semana e meia. Nelsinho já havia postado no twitter que tudo isso não passava de especulação e que ele não seria demitido.
Os boatos esfriaram até segunda à noite, quando o ilustríssimo Galvão Bueno falou no seu programa na Sportv, o Bem Amigos!, que Nelsinho havia sido demitido e não participaria do GP da Hungria. Seu silêncio no twitter fez todos acreditarem no furo que Galvão Bueno havia dado e os fãs do piloto já estavam tristes, afinal, o desempenho aquém do esperado foi mais culpa da Renault do que dele.
Isso durou até ontem cedo, quando Nelsinho postou no twitter uma mensagem dizendo que Galvão Bueno estava errado e que ele correria sim na Hungria, inclusive tendo alguns dos equipamentos novos usados apenas no carro do Alonso no GP da Alemanha.
E esse acontecimento leva o twitter a uma posição mais elevada na internet. Ao invés das pessoas terem todo o trabalho de vir a público, muitas vezes através de seus assessores, para desmentir algo, elas simplesmente colocam ali no twitter. No caso do Nelsinho não tem como acreditar que ele está mentindo ou tentando evitar o inevitável, afinal estamos a uma semana e meia do GP e é quase impossível que o Briatore o demita nesse tempo. Em todo caso, o certo é que até o momento em que Galvão Bueno afirmou que Nelsinho não era mais piloto da Renault, essa afirmação era falsa e o narrador - porque isso aí não pode ser considerado jornalista! - teve tanta pressa em dar o furo que sequer checou a informação.
Óbvio que muitas vezes as pessoas desmentem fatos via twitter mesmo sendo verdade, tipo Miley Cyrus dizendo que está solteira quando o mundo todo sabe, e Joe Jonas confirmou, que ela e Nick Jonas estão juntos.
Mas isso aí já é outra história...